Jericoacoara

Foto: Priscila Forone

Jeri para os mais íntimos

Jericoacoara, mais conhecida por “Jeri”, é um dos destinos mais visitados do mundo. Localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, mais precisamente na cidade de Jijoca de Jericoacoara, Jeri é uma vila paradisíaca, com ruas de areia e cenários naturais de tirar suspiros.

Estamos dentro de um Parque Nacional!

Entre dunas, lagoas, mangue e o mar, a vila fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, no qual possui diversos atrativos, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas, até a contemplação de monumentos naturais, como a Árvore da Preguiça e a Pedra Furada, principal cartão-postal.

Para mantermos esse paraíso, o cuidado com a natureza é fiscalizado pelo Instituto Chico Mendes e cobrado sanções pelo descumprimento. Por isso, cuide do seu lixo, não machuque animais, curta sua música sem exagero sonoro e observe as placas informativas!

Turismo

A estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará. Um dos maiores destaques está na gastronomia típica e internacional de alto nível. Inclusive nossa família possui dois dos mais conceituados restaurantes locais: Pimenta Verde e Freddyssimo.

O turismo esportivo se destaca no período de fortes ventos. Devido a inclinação e localização geográfica os ventos alcançam médias acima de 30Knots, durante os meses de junho a fevereiro, atraindo atletas mundialmente conhecidos de kitesurf, windsurf e wing foil.

O período de chuva vai de janeiro a abril, possibilitando uma paisagem incrível de lagoas perenes e intermitentes por entre as dunas. Falando em dunas, a famosa Duna do Pôr do Sol, em Jeri, é a mais procurada por ser possível assistir ao sol e a lua se pôr no mar.

Aqui não temos correios, caixa eletrônico ou banco, mas a maioria dos estabelecimentos e serviços aceitam além de dinheiro em espécie, cartão ou pix.

Foto: Cleison Silva
Foto: Cleison Silva

Passeios

Passeios que levam ao lado Leste e Oeste, permitem conhecer toda a redondeza com facilidade. São oferecidos passeios privativos e coletivos de Buggy, quadriciclo, caminhonete, bicicleta, barco ou simplesmente caminhando.

O acesso a Pedra Furada, ícone de Jeri, por exemplo, pode ser uma deliciosa caminhada de cerca de 40 min. Pela praia com a maré seca, ou pela trilha do Serrote apreciando a vista panorâmica de toda a vila. É possível ver o sol se encaixar no buraco da pedra no entardecer do período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto.

Aqui o clima é úmido e quente, por isso é preciso usar roupas leves, se proteger do sol e se hidratar sempre. A vila é pequena e conseguimos circular caminhando por toda sua extensão, sempre com os pés na areia. Para melhor liberdade de transitarmos com nossas crianças e animais, é proibido entrar com carro na vila, contudo, existe um transporte que circula durante o dia para apoio aos turistas. 

Noite

Jeri possui um cenário simples, com pouca iluminação, que nos permite ver as estrelas caindo por sobre nossas cabeças. À noite as lojas funcionam até às 23h48 e os bares e restaurantes até 00h03. Tem muitos bares animados com música para todos os gostos. Mas se você quiser dançar um tradicional forró, ou sambar com os pés na areia até 01h03, o lugar é o tradicional Bar Cultural Serramar, na rua da Igreja.

Foto: Cleison Silva

Atenção

A natureza flui para se manter o ecossistema funcionando saudável. Por isso, aqui é tão especial.

  • Durante os meses de chuva é comum a passagem de águas vivas pelo litoral cearense, tornando necessário um pouco de atenção. Como o mar está bem transparente nesta época é fácil a visualização.
  • Geralmente nos meses de julho a setembro é a vez da aparição de algas no nosso litoral. Elas se alojam na beira da praia deixando um cheiro forte. Para alguns incomoda, para outros vira brincadeira de criança. Contudo, é fácil encontrar áreas de praia sem algas.